quinta-feira, 15 de abril de 2010

Brasil vai produzir azeite

foto famíla Muller: cidade de Maria da Fé em meio `as montanhas

o clima é frio

muda de oliveira

a fazenda da epamig

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - EPAMIG - está desenvolvendo o primeiro azeite feito inteiramente em terras brasileiras. As oliveiras foram plantadas na fazenda de Maria da Fé (431 km de BH, 18 graus Celsius e 1.300 metros de altitude), no sul de Minas Gerais, e a tecnologia e maquinário vieram da Itália. O azeite deve começar a ser comercializado ainda este ano. Quem estiver curioso, pode checar de perto o produto no Primeiro Simpósio Mineiro de Olivicultura, que acontecerá entre os dias 4 e 10 de maio, na Universidade Federal de Itajubá, com direito a visita `a fazenda de Maria da Fé, que fica a 20 km.
Outra iniciativa nesta área pioneira é do Rio Grande do Sul. Em 2011, serão plantadas em Bagé mudas de oliveira vindas da Úmbria. A previsão para que o azeite gaúcho chegue `as prateleiras dos supermercados é 2014.
Santa Catarina é o terceiro estado a entrar nesta empreitada. A fundação de apoio `a pesquisa científica e tecnológica do estado - Fapesc - está promovendo o cultivo de oliveiras com fins comerciais.
Para se ter idéia do montante de negócio envolvido, basta dizer que o Brasil gasta atualmente 250 milhões de dólares por ano na importação de azeite e azeitonas.
Taí um exemplo prático de como a universidade pode gerar conhecimento e riqueza para nosso país.

Nenhum comentário: