terça-feira, 22 de dezembro de 2009

VERGONHA!!


Bem que Daniel Dantas, o banqueiro, tinha razão: era preciso tomar cuidado com o juiz de primeira instância porque dos altos escalões ele sabia que se safaria (a PF gravou ele falando isto). O STJ acaba de suspender toda investigação e processo contra Dantas. Isto vale, pelo menos, até fevereiro, quando o STF decide o mérito da questão: o juiz De Sanctis é ou não "suspeito" para tratar do caso Dantas? Até mesmo a condenação de suborno contra policiais federais - que foi gravada em vídeo - está sub judice.

Sabe aquelas cartinhas para papai Noel? Eu pediria um Brasil com índices mais decentes de corrupção. Nível decente de corrupção. Isto é um contrasenso? Claro que sim, mas se não é possível zerar, podemos combater e minimizar. Fazer com que não seja a regra.

Detalhe: a suspenção aconteceu sexta-feira (!!) e só hoje, terça-feira, saiu matéria em O Globo e no Estadão. A Folha de São Paulo não deu (ainda?) uma linha e a TV Globo nem mencionou o fato no Jornal Hoje que acabo de assistir.

O Jornal Nacional também ignorou o assunto. Claro, o Natal e a garotinha que caiu do prédio no Méier atraem a audiência que desconhece o impacto que a impunidade dos crimes financeiros tem na sua vida.

A FSP deu boa matéria hoje, 23/12. Explicou que o juiz está sendo apontado como impedido pela defesa porque demonstrou ser imparcial. Para fundamentar o que alegam citam a prisão de Dantas no início do processo e entrevistas. Ok. Estão no papel deles de advogados de defesa que se não tem meios para absolver o réu, querem mais é que o processo se perca no tempo. O que não pode é o judiciário deste país continuar sendo tão ineficiente ( sem levar em conta as possibilidades escusas) a ponto de através de manobras jurídicas não se apreciar o mérito do que realmente está em questão e punir eventuais responsáveis.

Nenhum comentário: