terça-feira, 6 de julho de 2010

Educação Básica brasileira 2009

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb - é a aferição que o Ministério da Educação está fazendo em todos os municípios do país. Medida essencial para nos mostrar como estamos e o que precisamos fazer para melhorar. Ressaltei no post abaixo, a péssima situação do estado onde moro, o Rio de Janeiro. Pois, vamos aos melhores resultados entre a primeira e quarta série fundamental:

* 27 cidades ficaram acima de 7 em uma escala de 10.

* 4 cidades ficaram acima de 8 em uma escala de 10.

* A maior nota (8.6 - Caguru) ficou para São Paulo. A segunda (8.2 - Claraval) foi para Minas Gerais e a terceira e quarta também são de SP (8.1 - Neves Paulista e 8.0 - José Raydan).

* Como sou capixaba, os melhores resultados das cidades do Espírito Santo: Itarana (6.6) e Itaguaçu (6.1).

As cidades mencionadas fizeram parte da lista das 405 cidades brasileiras (entre 5.467) que conseguiram nota acima de 6. Esta é a nota que o MEC almeja para a maioria dos municípios em 2021.

O que esses bons desempenhos demonstram? É possível termos ensino público de qualidade. É preciso empenho de todos e administração correta do dinheiro dos impostos. Nenhuma das cidades com mérito são conhecidas. É gente comum mostrando o seu valor.

Parabéns a elas!

Levem isto em consideração nas eleições deste ano.

Nenhum comentário: