sábado, 27 de fevereiro de 2010

Caderno de Literatura - IMS


ÉRICO VERÍSSIMO

Li há muito tempo q o Veríssimo (Luiz Fernando) se sentia inibido em escrever no início de carreira por causa do pai, famoso escritor. Luiz Fernando, então, aventurou-se pelo humor e textos rápidos, tornando-se a delícia que todos conhecemos.

Eu tb ficaria intimidada com um pai desses - exímio com as letras. O Instituto Moreira Salles lançou uma edição sobre o gaúcho. Veja que lindeza que é Érico falando dele mesmo:

"O Tempo e o Vento é o mais importante no meu rebanho. E Saga, a ovelha negra. Não sou meu autor favorito.
O perigo que o sucesso me poderia trazer era o de me levar a repetir a receita que tanto agradara ao público. Nessa hora me valeu o bom senso de neto de tropeiro. Fiz uma parada voluntária, deixei de escrever durante quase cinco anos, para me observar melhor, de fora para dentro. Sim, e também para me submeter a um processo de desintoxicação de mim mesmo pelo silêncio."

"Planejo, mas nunca obedeço rigorosamente ao plano traçado. Os romances (...) são artes do inconsciente. Por outro lado, estou quase a dizer que me considero mais um artesão do que um artista. E com isso você compreenderá melhor por que a crítica não me considera profundo."


Nenhum comentário: